sexta-feira, 23 de março de 2012

A morte...


Depois que perdi meu tio, a 13 anos atrás, foi com ele meu medo da morte....

Desde que me entendo por gente, sempre sonhei que morreria nova, sempre sonhei com morte e tinha pavor disso! Depois que o Juquinha foi....percebi que sim , a morte faz parte da vida...
Passei a pensar nisso com mais naturalidade, não acredito em vida após a morte e essas coisas, é o final de um ciclo...como tudo....a vida tem começo, meio e fim....
Essa minha naturalidade espanta as pessoas, e realmente não entendo porque....
Sempre expliquei ao meu filho sobre a morte, nunca  coloquei medo nele, apenas explico que um dia todos se vão.....
A duas semanas ele passou pela primeira experiencia com um bichinho de estimação....nós tínhamos um porquinho da india, a Rosinha, que ficou doente e morreu....ele chorou, eu chorei, fizemos a nossa despedia lembramos coisas boas e a enterramos....
Curtimos a fossa por um dia, ele lembrava e chorava e depois ria....e foi passando...

Para meu marido e outras pessoas, isso foi ridículo....mas para mim, foi um momento de ensinar meu filho a lidar com sentimentos e coisas da vida, que não podemos escapar....

A negação a um sentimento é a pior coisa! Temos que sentir, chorar, sofrer e se revoltar na hora, para assim lavarmos a alma e continuarmos a viver sem carregar pesos do passado, por sentimentos não vividos...
Não deixo coisas para amanhã, procuro resolver as pendencias hoje e não levo comigo arrependimento ou sofrimento do ontem....não vai adiantar....é melhor resolver, mesmo que tomo uma atitude errada, do que ficar pensando E SE..... no livro da minha vida não tem essa expressão!

Voltando para a morte....ontem meu filho falou sobre a Rosinha, disse que ela era um bichinho bom e que não merecia morrer.....expliquei novamente que morrer não é merecimento, é o curso da vida... e ele parece ter ficado mais conformado...

Falando sobre isso com algumas pessoas, vi que ficaram pasmas com o jeito que conduzo esse assunto, mas acho melhor tratar da morte como ela realmente é....parte da vida....

2 comentários:

  1. Engraçado é alguem pensar alguma coisa diferente disso. A morte é, obviamente, parte da vida. E também uma boa conselheira (um bom motivo para a gente pensar em aporveitar enquanto ela não chega).

    ResponderExcluir
  2. Também acho isso. É tudo um ciclo, e nao devemos fantasiar essas coisas com as crianças.

    ResponderExcluir